Novo condominio chega prometendo sustentabilidade e recuperação de fauna da Granja Viana

Depois de uma tentativa frustrada e um tanto tumultuada de implantar um residencial em Cotia, no inicio da década, na mata da Granja Carolina, a construtora Scopel se aproxima novamente da cidade. E desta vez com novo conceito, o da sustentabilidade, uma das maiores preocupações dos moradores da Granja Viana.

Durante um almoço, na semana passada, a empresa, dirigida por Ciro Schmeil, que atua há 44 anos no mercado da construção civil, apresentou o residencial Santa Maria Nature, na Estrada Fernando Nobre, em Jandira, divisa com a Granja Viana.

Com 680 mil metros quadrados de área total, o empreendimento de alto padrão, será desenvolvido em parceria coma a ECP Engenharia, Consultoria & Planejamento Ambiental dirigida pelos granjeiros João Batista e Flávio Galvão. Serão 414 lotes de no mínimo 560 metros cada, onde devem morar cerca de duas mil pessoas, com ocupação total a longo prazo.

“A intenção é que os empreendimentos ofereçam um ambiente natural melhor do que o que se vê hoje, com o resgate do potencial de biodiversidade da região”, destaca Flavio Galvão.

Eles não querem correr o risco de chegar com a fama de destruidores do verde da Granja Viana e tomam cuidados que podem fazer a diferença, como manejo da fauna e flora, recuperação das nascentes e criação de viveiros, alem do plantio de 27 mil árvores nativas e área para lazer completo, com academia equipada, praças temáticas, quadras de tênis e poliesportiva, estações de ginástica, piscinas, playground e quiosques gourmet.





Segundo Flávio Galvão, a região está muito degradada e terá de ser recuperada e chegar ao mais próximo do que existia originalmente. “o espaço não será exatamente igual ao que existia antes da ocupação humana, em virtude das muitas modificações que ocorreram na região, como, por exemplo, o plantio de árvores e espécies exóticas (não nativas do país).

“Precisamos criar uma onde generativa na região”, diz João Batista, combatendo o antigo formato de empreendedores que chegam à Granja Viana, derrubando matas e destruindo fauna e flora. Ao comprar um lote, o morador receberá uma espécie de cartilha sustentável, um material de educação ambiental completo com dossiê e folders, contendo recomendações e sugestões como informações e orientações como os tipos de árvores mais adequadas para plantar no lote, visando atrair pássaros de determinada espécie.

“É preciso entender que o local não será apenas um empreendimento, será uma filosofia de vida. A integração do homem com a natureza será verdadeira. Imagine viver num lugar em que seu filho poderá ver um tucano ao vivo e em cores. Quem cresce num ambiente assim não quer que seja diferente”, justifica Flavio Galvão Filho, diretor da ECP Ambiental.

Fonte: Cotia Todo Dia





Deixe seu comentário