Paróquia Santo Antônio na Granja

Paróquia Santo Antônio na Granja
A Paróquia Santo Antônio na Granja cresceu muito nos últimos 20 anos e várias Igrejas foram sendo construídas nos bairros mais distantes da sede.



Hoje a Matriz atende cerca de 12 comunidades cujas demandas de necessidades superavam sua capacidade de atendimento.

As instalações eram as mesmas construídas por Niso Vianna no final da década de 40, do século passado.

A Paróquia

A História da Paróquia Santo Antônio se confunde com a História da Granja Viana. Em 1949, o Sr. Niso Viana construiu esta capela para atender as famílias, vindas de Minas Gerias que aqui trabalhavam.

Em 1955 as Irmãs Josefina, Virgínia, Marta e a Irmã Celina, da Associação Filhas de São Camilo, assumiram a direção da Ação Social Santo Antônio, promovendo a assistência e ajudando na direção espiritual.

Estruturaram o Apostolado da Oração, o Grupo das Filhas de Maria, a Cruzada Eucarística, o Movimento de São José e a Catequese para crianças. Nesta época, o padre Bruno, que já trabalhava, passou a morar na paróquia para oferecer um melhor atendimento aos fiéis.

Paróquia Santo Antônio na Granja

A Paróquia de Santo Antônio foi instituída canonicamente em 1957 pelo Cardeal Dom Motta.

Em 1968 o Cardeal Rossi recomendou aos Padres da Pequena Obra da Divina Providência, Dom Orione, que assumissem a Paróquia, que hoje possui 12 comunidades: São Luis Orione; Imaculada Conceição; Nossa Senhora Aparecida; Nossa Senhora do Brasil; Sagrado Coração de Jesus; São José Operário; Santa Cruz;

São Francisco; São Jorge; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; Nossa Senhora da Anunciação e Santo Antônio.

Nova Matriz

A questão que se colocava era se deviam demolir tudo e construir uma nova Matriz totalmente nova, ou se devíamos manter a velha Igrejinha, marco da história da Granja Viana, integrando-a ao novo complexo a ser construído.

Feito plebiscito, a comunidade, por esmagadora maioria, decidi-se pela última alternativa. A partir daí partiu-se para a definição de um programa mínimo, estabelecido pelos diversos grupos e setores que compõe nossa Matriz, que serviu de base para um concurso de arquitetura, objetivando o projeto da Nova Matriz.

Foram convidados perto de cinco escritórios de arquitetura de São Paulo e até de outros estados. Uma vez escolhido, o projeto vencedor do concurso pela comissão de obras e pelo Conselho da Matriz, partiu-se para a construção que teve início em meados de 2004.

Começou-se pela execução do prédio que abriga as atividades administrativas e operacionais da Paróquia, atualmente pronto e em funcionamento para em seguida atacar a construção da Nova Igreja Matriz.

Ações Sociais

Dentre as diversas atividades sociais realizadas, essas são as principais pela Paróquia:

ASCI - A Associação de Serviços Comunitários a Idosos - Ana Pedroso de Toledo visa apoiar e fomentar atividades sociais, culturais, assistenciais e comunitárias, mediante a prestação de serviços de assistência social a pessoas idosas, ou seja, com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, que sejam carentes e que necessitem de atendimento alimentar, cultural e de lazer, na Cidade de Cotia.

Cáritas Paroquial realiza criação de eventos, projetos e ações sociais. sedia diversas outras reuniões com as comunidades, cujo objetivo foi o conhecimento das suas necessidades. Junto à 1ª comunidade a ser atendida, São Francisco, elaborou uma pesquisa de campo, com a qual concluiu que o foco do trabalho deveria ser a saúde, especialmente a da mulher e do idoso.

Casa de Apoio foi fundada em 1987, é uma associação beneficente particular sem fins lucrativos com a missão de promover a prevenção na área da saúde, por meio da educação e reabilitação de doentes carentes moradores no município de Cotia.

Cenáculo da Paz Social – São Luis Orione promove a integração e o fortalecimento do 3º setor, por meio de ações e projetos, articulando os diversos setores da sociedade. Mobiliza pessoas que tenham sinergia com a causa e espírito empreendedor para o desenvolvimento e acompanhamento de ações e projetos voltados a promoção humana, através da cultura da paz.

NUEPO busca propiciar à população carente de recursos materiais uma vida com mais dignidade e justiça com o respeito ao ser humano e à crença na potencialidade transformadora do homem. Realiza atividades em equipe, através de uma administração participativa de todos os seus membros para arrecadar doações e colaborações para os necessitados.

Saiba mais sobre o NUEPO

Paróquia Santo Antônio na Granja
Endereço: Rua Santo Antônio, 486 - Cidade Cotia - SP
Telefone: (11) 4702-2295

Site Oficial: www.paroquiagranjaviana.com.br/




  Sobre o EncontraGranjaViana
Fale com EncontraGranjaViana
Anuncie no EncontraGranjaViana
Cadastre sua Empresa no EncontraGranjaViana (grátis)



Termos EncontraGranjaViana | Privacidade EncontraGranjaViana


Bandeira do estado de São Paulo