Ecofeira na Granja Viana

Ecofeira na Granja Viana As Ecofeiras na Granja Viana surgiram da ação de um grupo sensibilizado pela necessidade de valorização de produtos locais e sustentáveis.

O evento começou a acontecer em setembro de 2010 e reúne produtores rurais e de alimentos, artesãos e prestadores de serviços de Cotia, Caucaia, Granja Vianna e região da Granja Viana, com telefones no EncontraGranjaViana e endereço dos estabelecimentos.



Todo 1º domingo do mês acontecem as Ecofeiras, e excepcionalmente também são realizadas edições do evento em datas especiais, como foi aquela ocorrida em maio, no Templo Zulai, na festa de comemoração do Vesak, o Nascimento de Buda.

Durante o tempo de consolidação das Ecofeiras neste quase um ano de realização, manteve-se o objetivo de valorizar a produção de alimentos orgânicos, artesanato e alimentos sustentáveis/ saúdáveis, por meio do incentivo à comercialização dos produtos

História

Em abril de 2010 foi realizado o I Encontro Gastronômico da Granja Vianna, uma parceria da Prefeitura de Cotia/Departamento de Turismo e COMTUR- Conselho Municipal de Turismo.

Dos assuntos discutidos no I Encontro, a questão do incentivo aos produtos locais, através da viabilização de canais de comercialização na região, foi uma das propostas que mais se destacaram.

Foi então que o Site da Granja, Prefeitura de Cotia através do Departamento de Turismo, Movimento Transition Town e Faculdade Mário Schenberg iniciaram o desenho do projeto que gerou a Ecofeira.

Estrutura

Hoje são cerca de 55 expositores participam do evento, e estão engajados num processo de desenvolvimento de auto-gestão do processo.

Vários deles participaram do curso de associativismo promovido pelo SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, com o objetivo de entenderem melhor as formas de organização coletiva, para a tomada de decisões sobre a que seja mais adequada ao grupo Ecofeira.

Seleção de novos expositores revela a diversidade de produção de Cotia
Cerca de 22 pessoas, entre produtores rurais, de alimentos e artesãos submeteram seus produtos à Comissão de Avaliação para a entrada de novos expositores da Ecofeira Granja Vianna.

Ainda que alguns dos produtos apresentados não se enquadrem nos conceitos propostos pela Ecofeira (natural, orgânico, saudável, sustentável), a diversidade e qualidade de produtos apresentados surpreendeu os membros da Comissão de Avaliação.

Principalmente o segmento de artesanato e trabalhos manuais esteve representado na seletiva, demonstrando que existe a possibilidade de desenvolvimento de novos projetos de comercialização específicos para atender essas áreas em suas necessidades de escoamento de produção.

Ecofeira na Granja Viana
Endereço: Rua José Felix de Oliveira 1271 - Bairro Granja Viana
Telefone: (11) 4614 2952




  Sobre o EncontraGranjaViana
Fale com EncontraGranjaViana
Anuncie no EncontraGranjaViana
Cadastre sua Empresa no EncontraGranjaViana (grátis)



Termos EncontraGranjaViana | Privacidade EncontraGranjaViana


Bandeira do estado de São Paulo